Como funciona o lance no consórcio?
Quem pensa em adquirir um consórcio, deve ter conhecimento sobre o funcionamento e principalmente aproveitar todas as vantagens oferecidas.O lance é um aspecto principal do consórcio pois pode acelerar a contemplação para que a compra do bem seja realizada antes do encerramento do grupo. Você já deve ter se perguntado, como funciona o lance de consórcio?
O que é lance do consórcio?
Primeiramente, antes de saber como funciona, precisamos saber o que é lance do consórcio. Para definir de uma forma bem simples, podemos dizer que o lance é como uma antecipação das parcelas feita pelo consorciado. Nesse caso, portanto, o interessado faz uma oferta, comprometendo-se a adiantar um certo montante, desde que o recebimento da sua carta de crédito seja antecipado. O maior lance leva.
Quais os tipos de lance no consórcio?
Há várias maneiras para que sua carta de crédito seja contemplada antecipadamente:
- Lance livre
- Lance fixo
- Lance embutido
- Lance com FGTS
Lance livre
Nesse caso, é aceita qualquer quantia ou porcentagem que o consorciado queira oferecer. Como geralmente não é apenas uma pessoa que faz a oferta, o escolhido será quem der o maior lance. Se houver empate, a empresa responsável pelo consórcio faz um sorteio para definir o contemplado.
Lance fixo
Aqui, um valor de oferta é definido antecipadamente pela administradora. Se mais de um consorciado se propuser a pagar, é feito um sorteio. O que acontece é que a administradora reúne os interessados para definir um valor de lance. Depois, faz uma seleção para escolher o vencedor. Imagine um consórcio de veículo em que o lance fixo é de 40% do valor total da carta. Assim, todos que se dispuserem a pagar esse valor participam, à parte dos outros membros do consórcio.
Lance embutido
Essa modalidade permite usar uma porcentagem do valor da carta de crédito para complementar o lance. Assim, o consorciado não precisa ter uma grande quantia de dinheiro em mãos para tentar antecipar sua contemplação, podendo abdicar de parte do valor de sua carta. Caso não ofereça o maior lance embutido, o crédito continua intacto.
Lance com FGTS
Especificamente para consórcios focados na compra de bens imóveis, é permitido usar todo o saldo do FGTS para oferecer um lance embutido. Nessa circunstância, é necessário mostrar o extrato da conta para a administradora. Mas fique atento, porque cada empresa tem regras diferentes nesse sentido. Entre em contato com a sua administradora para saber como essa possibilidade funciona.
Como ter sucesso no lance de consórcio?
Para ter chances reais de ter um lance vencedor, você precisa pensar além de si mesmo, prestando bastante atenção nos participantes do seu grupo para saber qual é a capacidade de oferta deles. Lembre-se, afinal, de que sua proposta não pode ser inferior à do resto dos consorciados.
Uma boa dica é avaliar quais foram as propostas feitas por outros consorciados em oportunidades anteriores. Fique de olho especialmente nos seguintes pontos:
- valor médio das ofertas;
- quantas vezes um mesmo consorciado faz um lance;
- quais foram os valores vencedores até então.
Como são analisados os lances?
Os lances são feitos até a data limite estipulada pela administradora e o resultado do lance e sorteio são feitos nas assembleias que ocorrem mensalmente na data previamente anunciada, do qual o consorciado pode acompanhar presencialmente ou remotamente, através de links disponibilizados pelas administradoras.
Durante as assembleias, são 2 as formas de os membros do consórcio serem contemplados: por sorteio ou pela oferta de lance. Na primeira, todas as cotas têm as mesmas chances e o sorteio é aleatório. Os lances livres serão analisados e será contemplado quem deu o lance maior. Em caso de empate, a administradora fará um sorteio para definir quem será o contemplado. Nos casos de lance fixo, também é feito o sorteio entre os consorciados que ofertaram este tipo de lance.
Fui contemplado no consórcio, o que fazer?
Seja por sorteio ou lance, você finalmente você foi contemplado no consórcio? Que maravilha! Mas muita calma nessa hora, porque ainda há algumas providências a tomar para que você consiga, enfim, receber sua tão sonhada carta de crédito. Listamos a seguir as principais condutas a serem seguidas nesse caso.
1. Avaliação dos dados
A administradora solicitará documentos para validar a sua carta de crédito. Alguns pontos são analisados, a idade do consorciado, que não poderá ser superior a 65 anos, renda, restrição cadastral. Em último caso, a administradora poderá solicitar um fiador, mas em caso realmente de exceção.
2. Envio de documentos do bem
Uma relação de documentos será solicitada dependendo de cada bem a ser adquirido através da carta de consórcio contemplada. Para automóvel, a transação é rápida e simples.
Para imóvel, a lista é mais extensa e pode haver a necessidade de uma ajuda externa para levantamento da documentação caso você não tenha tempo ou conhecimento a respeito.
3. Analise de documentos realizada
O valor será liberado ao vendedor e a documentação do bem, seja automóvel ou imóvel, será emitida com alienação à administradora.
Agora que você conhece um pouco mais sobre consórcio e se sente mais seguro a respeito, está na hora de aquirir a sua cota. Conte com a Portal Vale Consórcios para adquirir uma cota da Porto Seguro Consórcio, você terá acompanhamento desde a aquisição até a contemplação.
Leia também:
Como funciona o lance no consórcio?
O que é uma administradora de consórcio?
Consórcio de Imóvel – Cuidados ao contratar
Quais as taxas cobradas no consórcio?
O que é contemplação no consórcio?